sábado, 23 de maio de 2009

Fotos, fotos e mais fotos

Sempre quis descobrir o segredo do photoshop. Como mágica, as imperfeições são completamente "maquiadas". Bom, vou lançar mão de uma piadinha sem graça, mas não me ocorre outra melhor: "não exitem fotos ruins, existem fotos sem photoshop".

O IrfanView me pareceu simples, mas na prática é preciso um pouco mais de tempo para descobrir todas as potencialidades do programa. Escolhi quatro fotos completamente diferentes para tentar explorar ao máximo os recursos. Vamos lá:


Resultado

Original


Foto 1 : Esta é a banda carioca Supergroove num show no Circo Voador, na Lapa. Nesta foto, estão o guitarrista Heitor Nascimento e a cantora Barbara Lau. As cores originais estão meio "desfocadas" e não transmitiam a energia do solo de guitarra. Usei o "color correction" e escolhi graduações diferentes, obtendo uma luz "rosa" ao fundo, que me agradou bastante. Também descobri a galeria de "effects" e optei pelo "3Dbutton", que me deu esta moldura.

Resultado


Original

Foto 2 - Árvore em Ibitipoca, Minas Gerais. Esta linda foto me deu muito trabalho. Quis apagar a data da imagem, mas creio não ter escolhido o recurso certo. Abri o "Paint Dialog" que me ofereceu "ferramentas" diversas. Fui pelo mais óbvio: a borracha. Não deu certo. Tentei "selecionar" outro trecho de grama e colar em cima da data, mas também não ficou bom. Então, resolvi criar uma espécie de "etiqueta" e adicionei o nome do local à foto. Bom, não é um recurso fotojornalístico, mas poderia deixar esta foto no meu álbum particular. Adorei a galeria de "effects" e usei o "Oil paint". Mexi na graduação das cores. Obtive uma luz parecida com o outono! Ficou parecendo uma pintura.


Resultado


Original

Foto 3 - Lula na Fiocruz. Este é o típico exemplo de foto jornalística. Não quis mexer manualmente na graduação da cores e usei o "auto ajust colors". Mantive o corte original. Verifiquei a qualidade da foto no "Information".

Resultado

Original


Foto 4 - Reprodução da cidade de Minas Novas, Minas Gerais. Achei que este seria um bom exercício por se tratar de uma foto "antiga". Fui novamente na galeria de "effects" e escolhi sepia e rain drops. Graduei novamente o contraste da foto no manual para alcançar mais luminosidade. Não quis tirar a moldura.

domingo, 17 de maio de 2009

Buscando a cura do stress




Cura do stress?! Eis uma questão interessante para a nossa época. Diante de oito sistemas de buscas, achei que o exercicio 4 fosse relativamente simples. Como vocês podem observar pela tabela ao lado, a resposta para a minha busca foi nula. Fiquei diante de uma questão: se a cura do stress existe, não está na rede! Nenhum sistema de busca foi capaz de me fornecer resultados satisfatórios para o tema. A tabela chama a atenção para blogs além de terapias em clínicas alternativas e um vídeo engraçadíssimo. Como usuária, isso me aponta para questões preocupantes como a necessidade de filtros mais eficazes de busca e o desafio de conseguir na rede uma "fonte" verdadeiramente confiável. Neste caso, apenas em espaços restritos como sites de bibliotecas, universidades ou noticiosos. Ou seja, a busca simples (e que não geraria stress?!) precisa ser revestida de certa intimidade com banco de dados "avalizados", exigência que não pode ser um empecilho para o usuário.

Bom, talvez sejamos "vítimas" do próprio excesso de informação da rede que nos impede de "chegar precisamente ao ponto". Mas, peraí, uma busca sobre a cura do stress pode causar ainda mais stress? Uma solução satisfatória, que poderia facilitar a vida do usuário, seria a adoção de técnicas mais eficientes para “elevar” a posição das páginas numa pesquisa específica. Usamos este mecanismo no caso do Portal Fiocruz de modo que ele pudesse ser encontrado logo nas primeiras opções de busca. No entanto, é mais fácil pensar nesta indexação para um produto específico.