domingo, 24 de maio de 2009

Era uma vez...



O programa Rio Cidade, criado em 1993, previa revitalização de ruas com iluminação pública, nova pavimentação de calçadas e vias, sinalização, entre outras melhorias. De 2001 a 2008, a Prefeitura investiu R$ 240 milhões na reurbanização de 16 bairros da cidade, incluindo a rua Uruguai, na Tijuca, zona norte da cidade.

A Uruguai é a principal via de acesso de bairros como Grajaú e Andaraí à Tijuca com intenso fluxo de carros e trânsito praticamente em qualquer hora do dia. Um dos trechos mais movimentados da via é o cruzamento com a Barão de Mesquita, longa rua, que se inicia no Grajaú e termina na São Francisco Xavier, na esquina do Colégio Militar. A rua, em sua extensão, tem sua mão invertida diversas vezes como acontece neste trecho. Confira o Infográfico

Uma das promessas do Rio Cidade era justamente ordenar o trânsito neste cruzamento. A Uruguai passaria a ser mão dupla e o cruzamento seria finalmente organizado com novos sinais de trânsito e acesso direto a continuação da Barão de Mesquita. Veja detalhes do programa

A aposentada Maria José Antunes, 70 anos, suspira longamente enquanto segura duas sacolas de compras. É hora do rush e atravessar o cruzamento exige paciência e uma dose de coragem. “Minha filha, ou você anda mais ou enfrenta o trânsito como aqueles ali”, diz ela, apontando para os pedestres que esperavam no meio da rua, entre carros e ônibus.


Filmo o cruzamento e chamo a atenção de mais pedestres. Apesar da explosão de câmeras digitais e celulares, uma máquina em punho ainda desperta interesse. Um rapaz, acompanhado do seu pastor alemão, puxa conversa. “Aqui não é mole, não. O Guardião é esperto, mas fica meio tonto no meio dos carros. Já vi muito carro na contramão. Muita gente não sabe que a Barão de Mesquita não continua neste trecho”, comenta, puxando o cachorro para atravessar. Pergunto rápido o seu nome. “Amauri!”, grita ele.

Recolho a máquina e dou minha tarefa como cumprida. Agora é só postar e botar na rede. Fico pensando se o meu relato pode surtir algum efeito. “Posto no blog e mando para alguma seção participativa de jornal”, decido. Como cidadã, eu faço a minha parte.


Como atravessar as ruas Uruguai e Barão de Mesquita

Um comentário:

  1. Carla Sena disse...
    Oi Aline. Adorei a escolha do personagem e o tema do post. É tão dificil achar um fã de Amado Batista, ainda mais um garotinho. Isso me chamou muito a atenção. Parabéns. Beijos.

    24 de Maio de 2009 21:05
    Aline C. disse...
    Carla, obrigada pela tu mensagem e pela visita. Na hora de escolher o tema, fiquei na dúvida se este era o melhor. Mas, o gurizinho me encantou. Então, não deixei passar a oportunidade.
    Bju

    ResponderExcluir